Determinantes Sociais da Saúde

Acesse a Série histórica IDH e indicadores selecionados (PNUD) na Plataforma RENAST online

Determinantes Sociais da Saúde "são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. A comissão homônima da Organização Mundial da Saúde (OMS) adota uma definição mais curta, segundo a qual os DSS são as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham. Nancy Krieger (2001) introduz um elemento de intervenção, ao defini–los como os fatores e mecanismos através dos quais as condições sociais afetam a saúde e que potencialmente podem ser alterados através de ações baseadas em informação. Tarlov (1996) propõe, finalmente, uma definição bastante sintética, ao entendê–los como as características sociais dentro das quais a vida transcorre." (Buss e Pellegrini Filho, 2007)

(Buss e Pellegrini Filho, 2007)


O 11º encontro do Centro de Estudos da ENSP em 2013, realizado em 21/8, teve como tema 'Determinantes sociais de saúde: como as desigualdades se expressam no trabalho?'. A expositora convidada foi a pesquisadora Susanna Toivanen, do Instituto Karolinska/Universidade de Estocolmo, e a coordenação ficou a cargo da pesquisadora da ENSP Dora Chor.
Produção: Coordenação de Comunicação Institucional - CCI
Local: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Data: 21 de agosto de 2013

 


Em entrevista ao programa Sala de Convidados, do Canal Saúde (Fiocruz), Alberto Pellegrini Filho, Diretor do Centro de Estudos, Políticas e Informação em Determinantes Sociais da Saúde (Cepi-DSS) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fiocruz, falou sobre a relação entre o meio ambiente os Determinantes Sociais da Saúde. O programa focou o debate dos DSS na conferência Rio +20, que será realizada no mês de junho, no Rio de Janeiro.

 


"A saúde é o resultado de uma produção social". A saúde transcende a questão biológica, pois depende da forma como se organiza e vive a sociedade, incluindo a influência da globalização. Paulo Buss enfatiza a abordagem dos Determinantes Sociais da Saúde na solução dos problemas de saúde além das tecnologias, hospitais e infraestrutura assistencial.
Primeiro programa de uma série de bate papos sobre a Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde que se realizará no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, de 19 a 21 de outubro de 2011. Nesse primeiro programa o entrevistado é Paulo Buss, ex-presidente da Fiocruz e atualmente Diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz. A entrevista foi concedida a Alberto Pellegrini Filho, Coordenador do Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde (CEPI-DSS) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da FIOCRUZ. Esse programa foi exibido no Canal Saúde (FIOCRUZ).

 


O programa Ciência & Letras é uma parceria do Canal Saúde com a Editora Fiocruz. A entrevistada é a autora Rita Barradas Barata que conversa sobre seu livro: Como e por que as desigualdades sociais fazem mal à saúde.

 


A mesa foi moderada por Zeinab Badawi, BBC World e contou com a participação de Margaret Chan, Diretora Geral da OMS, além de Tereza Campello, ministra do Desenvolvimento Social, Rebeca Grynspan, Administradora Associada da PNUD, Andréas Loverdos, Ministro da Saúde e Solidariedade Social da Grécia, Kathleen Sibelius, Secretária de Saúde e Serviços Humanos dos EUA e Michel Sidibé, Diretor Executivo da UNAIDS. O empoderamento de mulheres, a assistência às comunidades e o desenvolvimento como meta global estiveram em destaque na primeira mesa de debates da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde (CMDSS). O Canal Saúde da FIOCRUZ transmitiu ao vivo e integralmente, a CMDSS.

Veja mais vídeos em canal Youtube da Conferência

Bibliografia:

BUSS, Paulo Marchiori; PELLEGRINI FILHO, Alberto. A saúde e seus determinantes sociais. Physis,  Rio de Janeiro,  v. 17,  n. 1, abr.  2007 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312007000100006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  22  jan.  2013.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312007000100006.

Passos Nogueira, Roberto (Organizador), Determinação Social da Saúde e Reforma Sanitária.  Rio de Janeiro: Cebes, 2010. 200p.